sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Sobre a gratidão

A coisa engraçada de ter pais jovens é lembrar bem dos pais na sua idade.  Certamente este não será o caso das minhas filhas!  Nessa última segunda fiz aniversário e observei minhas pequeninas tão felizes de cantar parabéns para a mamãe.  Foi uma alegria incrível durante todo o dia.




Essa alegria foi mesmo marcante porque o meu aniversário de 33 anos foi muito diferente.  Ter a mesma idade que Cristo tinha quando faleceu me fez ponderar muito sobre o que eu havia feito da minha vida.  Afinal de contas, meu Salvador atingiu a perfeição e salvou a humanidade nesse tempo.  E eu?  Qual a minha contribuição nesses anos que eu recebi de presente?

Por isso e tantos outros motivos, esse ano que se passou foi de muito estudo, muita ponderação e, claro, muitas mudanças.  E no meu aniversário eu pude receber o amor e a aprovação de Deus por esse esforço.  Eu pude sentir de forma muito real algo que Deus tem mostrado para mim e que eu estava relutando em acreditar: que Deus é grato!

Como assim, grato?  Ele tem tudo.  Ele pode tudo.  Por que Ele seria grato a mim?!  Mas Ele não é grato a mim, exclusivamente.  Ele é grato por todos.  Por cada dia que você deu o assento para uma pessoa cansada, grávida ou idosa.  Por cada pessoa que você deixou passar na sua frente só porque ela estava com pressa e você não.  Por cada vez que você deu água para aquele morador de rua.  Por cada dia que você cuidou da sua família mesmo sem receber reconhecimento de ninguém. Por cada palavra zangada que você se recusou em soltar por amor ao que te ofendeu.  Em um mundo onde é tão fácil ser pequeno, por um momento você escolheu ser grande como o Pai que te criou.  E Ele é tão grato por isso!


Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Mateus 25:34-40
Eu particularmente acredito que em algum momento de nossas vidas viveremos todas essas situações.  Sentimos fome, sede, precisamos de um lugar pra ficar, roupas pra vestir, adoecemos e ficamos presos em algum lugar (principalmente elevadores!).  E aquele que apareceu nessa hora para nos ajudar é aquele que serviu de veículo para que o amor de Deus chegasse até nós.  Outras horas somos nós que encontramos nosso semelhante na sua hora de necessidade.  E assim, cuidando um do outro, damos prazer ao Deus que não faz acepção de pessoas.  Somos todos suas filhas e filhos.
Diferente de nossos pais terrenos, no entanto, Ele é perfeito.  Ele reconhece que em um mundo com tantas opções de fazer o que é errado e uma única forma de agir certo, é bem mais provável que a gente vá pelo caminho mau.  Ele se alegra com cada um de nossos acertos.  Sobre Cristo, Seu Filho Unigênito na carne, disse amorosamente que se comprazia Nele.    Nós podemos também agradá-Lo se atendermos ao convite do Salvador:
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma.Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Mateus 11:28-30
A cada momento que sinto Seu amor, mais sinto vontade de fazer o que Ele me ensina.  Deus é bom.  Ele é grato.  Que a gente aprenda com Ele a dizer obrigado e demonstrar de maneira mais genuína nossa gratidão por todos os que tornam a nossa vida mais leve de alguma maneira. 

Um comentário: