segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Fé Fundamentada em Respostas

Sempre fui muito curiosa:  se a curiosidade matasse não só os gatos, eu não teria sequer chegado aos 8 anos.  Toda a minha vida eu fiz muitas perguntas!  Tantas que a coitada da minha mãe só foi descobrir que as crianças tinham a fase das perguntas com a minha irmã, porque comigo isso era o normal.  Sim, eu era normalmente muito chata.

Mas hoje em dia eu aprendi a usar as perguntas ao meu favor.  Perguntar mostra o meu interesse no que a pessoa está me contando e como eu me importo com ela.  A maioria das minhas perguntas, no entanto, são de natureza mais profunda e o meu desafio foi deixar de fazer essas perguntas difíceis que me tornavam tão indiscreta!  Eu gosto de entender como as coisas funcionam e o motivo por trás de tudo.

Por tudo isso me deixa muito chateada quando eu ouço alguém dizer que o motivo de alguém se afastar de Deus é ser questionador.  Tenho que me controlar para não sentir o insulto. Porque em essência o que essa pessoa quer dizer é que quem está na Igreja simplesmente aceita tudo o que é falado como uma vaquinha de presépio.  Embora isso seja verdade para muitas pessoas, realmente não é verdade para todas.

Na Igreja de Jesus Cristo, a qual pertenço, isso é especialmente preocupante.   Porque o primeiro desafio que os missionários nos fazem é o de ler o Livro de Mórmon e perguntar a Deus se ele é verdadeiro.  Não nos interessa batizar pessoas que não tenham buscado essa resposta.  Sem essa confirmação do Espírito, ninguém será capaz de cumprir com o desafio do discipulado que se espera de um membro da Igreja.




Acho que a confusão vem da falsa ideia de que questionar e duvidar são a mesma coisa.  Não há nada de lógico nisso.  Existem perguntas que podem ser respondidas e acreditar nessas respostas não nos torna menos questionadores do que aqueles que não aceitam o que lhes é mostrado claramente.   É o mesmo caso da pessoa que vai ao médico, descobre que precisa se cuidar e não o faz.  Isso não a torna mais competente do que aquele que faz o que o médico prescreve e se cura.

Respostas só nos conduzem a fé quando são postas em prática.  Existem pessoas que acham que precisam de todas as respostas antes de fazer as coisas.  São aquelas acham que só podem comer saudável quando conseguirem um mestrado em nutrição.  Essas pessoas provavelmente nunca terão nem o vigor nem a forma física que almejam.  Eu, por outro lado, decidi colocar em prática uma resposta de cada vez e o resultado disso são 20 anos crescendo em fé em uma Igreja que é tratada com desconfiança ou desprezo por tantas das pessoas que admiro.

Não tem sido fácil.  Eu reconheço que muitas pessoas tem dificuldade de discernir respostas e isso é um problema que eu já tratei nesse post aqui.

http://www.vivendoabundante.blogspot.com.br/2015/07/quebrando-cabeca.html

Existem aqueles que ignoram as respostas que recebem e que dizem que Deus não lhes atende.  Eles desistem de Deus porque na verdade nunca tiveram mais do que uma curiosidade superficial, sem a mínima intenção de comprometer-se com algo mesmo que descobrissem ser a verdade por si mesmos.  E por causa desses, muitos dos que creem se sentem isolados e se perguntam se o que sentem e fazem é mesmo a loucura que dizem ser.  Para esses que sofrem com essas dúvidas eu relembro as palavras do profeta: 
Trazei o povo cego, que tem olhos; e os surdos, que têm ouvidos.
Todas as nações se congreguem juntamente, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isso, e fazer-nos ouvir as coisas antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e se ouça, e se diga: Verdade é.Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e creiais em mim, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
Eu, eu sou o Senhor, e além de mim não há Salvador.
Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus.
Isaías 43:8-12
Eu sei que Deus responde as orações porque Ele responde as minhas.  Eu sei que os conselhos dele são bons porque todos aqueles que eu segui me conduziram a coisas melhores.  Tenho a experiência de não seguir seus conselhos e perder oportunidades maravilhosas e me arrepender muito por isso.  Não sou melhor do que ninguém e digo que este privilégio está ao alcance de toda alma que decidir pôr a prova sua palavra.

Sou sua testemunha e sua serva, por escolha Dele e não minha, e sei e creio Nele e entendo que é o mesmo Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário