quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Encontrando raízes

Em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, da qual sou membro, temos a crença de que as famílias serão eternas nos céus. E esse princípio já me proporcionou diversas experiências de extrema felicidade e gratidão pelo evangelho do Senhor. Uma em especial me marcou muito e é dela que gostaria de falar hoje.

Na igreja existem membros voluntários que ajudam outros membros e até mesmo não membros a tomarem conhecimento acerca de seus antepassados. Eles também auxiliam na busca por registros e na construção de uma árvore genealógica. E eu sou um desses voluntários.

Por conta dessas pesquisas muitas pessoas que possuem descendência de outros países acabam querendo encontrar informações sobre seus antecessores para assim reconhecer uma segunda cidadania ou naturalização.  Em minha história de buscas fiz muitas ligadas à Itália, pois meus antepassados eram de lá. Então um certo dia duas irmãs não membros da igreja estavam procurando o registro de nascimento do avô delas italiano que havia se perdido com o passar das gerações. Foi então que decidiram visitar uma sede da igreja e me procurar para que eu pudesse auxiliá-las nessa saga.

Elas me contaram que já haviam conseguido com outros familiares o registro de óbito e o de casamento do avô delas, porém o de nascimento nunca foi encontrado. Elas me mostraram as certidões que tinham e, ao ler, vi que na de casamento constava apenas o nome da mãe e na de óbito também; o pai não foi mencionado em nenhuma delas, porém o nome da mãe estava diferente, dando a entender assim que eram pessoas distintas que o criaram e por isso ter ficado esses nomes. Uma informação no registro de casamento nos dava uma pista sobre o registro de nascimento Italiano, dizia que era de San Daniel.

Falando historicamente das imigrações, o estrangeiro que chegava aqui no Brasil apenas falava de onde veio e os oficiais anotavam na lista de chegada, sendo assim poderia ele ter falado o nome do comune (uma espécie de microrregião, como um bairro ou distrito), o nome de uma província, de uma região ou então do local onde de fato nasceu.
Sendo assim iniciamos nossa procura por lugares chamados San Daniel e para achar o registro de nascimento dele era necessário que soubéssemos o comune em que ele nasceu, pois lá era onde ficavam os registros. As buscas davam todas para a região norte da Itália, apareciam diversos comuni (comune em plural no italiano) e províncias. Porém nada de acharmos o registro.

Foi então que uma das irmãs falou: “Yuri veja se não está no mesmo comune que o seu antepassado”. O que para mim não teria como ser pois o nome do que meu antepassado nasceu era totalmente diferente. Mesmo assim fiz a procura.  Quando fui fazer a pesquisa lá tive uma surpresa, encontrei um registro de nascimento em que todas as informações que tínhamos batiam, o nome do avô delas, a data de nascimento e tudo mais. Mas não continha o nome dos pais.

Expliquei o que havia encontrado para essa irmã e mostrei o registro a ela e então ela me disse o seguinte: “Yuri eu tenho certeza que esse é o registro do meu avô”. Pouco tempo depois descobrimos o porque do nome San Daniel, na verdade tratava-se de um convento que se encontrava próximo ao comune.

Foi um momento muito emocionante e gratificante, ela me contou que sentiu seu avô a orientando durante a busca. Eu pude sentir a doce presença do Espírito Santo conosco naquele momento.





Yuri Zanini
Estaca Jacarepaguá
Futuro Missionário da Missão Itália Roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário