segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Respirando Casamento

Eu nunca vi uma família tão cansada como a minha hoje de manhã.  Nem a bebê acordou no horário da mamadeira!  Depois de um final de semana respirando casamento, estava todo mundo super cansado.  É claro que para as meninas esse cansaço veio de muito brincar dos dois casamentos e no baile de sábado à noite.  Já nós adultos podemos dizer que nos divertimos muito sim, mas no desenrolar de tudo o que a gente tinha que fazer.  Isto inclui correr atrás das crianças que brincavam nas festas.

Na sexta-feira foi a vez de uma prima querida se casar.  Um evento que foi do jeitinho da noiva, cheio de detalhes e mimos de uma moça muito prendada.  Foi uma hora que teve muita emoção, recompensa para uma noiva que com muito esmero se preparou durante meses a fio.  No domingo casou uma jovem que eu cuidei como líder da primária e depois como adolescente na Organização das Moças.  Uma cerimônia que veio firmar a decisão de seguir o Salvador e fazer o que Ele requer, apesar de todas as circunstâncias que justificariam adiar esse passo.

Foi um final de semana cheio de muito amor e eu pude sentir no meu coração o que eu já entendia com a minha mente.  Cristo ama casamentos, todos eles!  Em um mundo que se preocupa tanto com listas de convidados, presentes e preparativos, vi que aos olhos de nosso Pai Celestial casamento se trata de apenas de duas pessoas: um homem e uma mulher que se amam e que decidem juntos formar um lar onde seus filhos possam habitar.  E a emoção que essa união traz, o amor e gratidão dos pais e do resto da família, a alegria dos amigos, a beleza da noiva, a ansiedade do noivo, são todos presentes de Deus.

Porque quem casa quer casa.  Quando Jesus foi se despedir dos discípulos disse: 

" Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vô-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também."João 14:2-3
E é esse amor que um homem precisa ter para se casar.  Me lembro quando recém-casados que a coisa que meu marido mais comemorava era não ter mais aquela hora da despedida de domingo à noite.  Imagino que é por isso que Paulo usou o Salvador como exemplo ao dizer aos maridos que deveriam amar suas esposas "como também Cristo amou a Igreja" (Efésios 5:25).



Mas as pessoas sempre complicam demais as coisas.  Existem tantas fórmulas para tantos gostos do que é um par ideal, a festa perfeita.  Mas a verdade é que casamento nasce da necessidade do outro, de querer levar pra casa, cuidar e não largar mais.  É um mar de rosas cheio de espinhos que não podem ser evitados.  É a empreitada mais feliz dessa vida mesmo com todos os seus desafios e muitas vezes fracassos.  
Recomendo a todos o casamento.  Não sei de alegria maior do que a de iniciar e manter uma família.  Sei que no fim dessa vida cada momento de dificuldade vivido no casamento será motivo de muito mais amor e gratidão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário