sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Por que genealogia?

Nesse último sábado aconteceu o Dia de História da Família da estaca Jacarepaguá.  Para quem não sabe, estaca é o nome que se dá na Igreja para um grupo de unidades locais.  As congregações da Barra, Recreio e Jacarepaguá são organizadas através da estaca Jacarepaguá, que tem uma presidência e um comitê executivo coordenando 7 unidades.  Acontece que o meu marido faz parte desse comitê executivo e esse ano ele ficou responsável pelo Dia de História da Família.

E o que acontece quando um marido está responsável por alguma coisa?  Claro, virei secretária do evento!  Ligações, e-mails, convites... Sem contar nas horas e horas sem ele que estava envolvido nos preparativos além de fazer todas as outras coisas que ele faz.  Mas no caso deste evento, ele tinha toda licença do mundo para isso.  Porque eu amo genealogia de paixão e eu não só apoiava como cobrava que ele desse o seu melhor.  

Quando eu convidava as pessoas para o evento, ouvi muitas pessoas me perguntando porque eu gosto tanto de genealogia.  Particularmente, eu acredito que existem muitos motivos para se gostar de genealogia, ainda mais para uma pessoa que curte História como eu.  É emocionante aprender mais sobre mim mesmo ao descobrir as minhas origens.  É libertador entender melhor as fraquezas e as vitórias das pessoas da minha família por começar a enxergar as dificuldades que enfrentaram e as oportunidades que lhes foram negadas e que eu hoje desfruto.  Porque é fascinante situar minha família no tempo e no espaço da história do mundo e perceber como tudo aquilo que eu estudei na vida afetou a trajetória que me trouxe até este momento do jeitinho em que estamos.

Bom, mas isso explicaria o porquê de tantas sociedades e colégios de genealogia e quantas pessoas curtem isso como hobby.  Certamente todas essas são coisas que eu ganhei estudando a genealogia. Mas quando me perguntam o porquê do meu amor pela genealogia eu sempre dou a mesma resposta: porque eu acredito que as famílias podem ser eternas.

Já ouvi de tudo quando eu falo assim, mas a melhor resposta que eu recebo é "gostaria de acreditar nisso também".  Muita gente acha isso inacreditável.  Em resposta, faço minhas as palavras do apóstolo Paulo:
Por causa disso me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,
Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
Para que Cristo habite pela fé no vosso coração; para que, estando arraigados e fundados em amor,
Possais perfeitamente compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Efésios 3:15-19

Sou profundamente grata pelo amor que recebemos do Pai ao viver em família e desfrutar de todas as emoções de ser filha, esposa, mãe, irmã...  Mas realmente, o saber dessa questão da eternidade das famílias precisa ser recebida pelo poder do Espírito Santo em nossos corações.  E eu posso contar inúmeras ocasiões em que isso aconteceu comigo.

Esse sábado foi uma delas. Ao desfrutarmos juntos dos conhecimentos de genealogia, em princípio tão técnicos e tão práticos, meu coração foi invadido por gratidão e amor por aqueles que eu poderia vir a conhecer através das coisas que eu estava aprendendo.  Uma grande paz e um desejo de ser melhor me acompanharam de lá até em casa.  Foi uma ocasião muito feliz.

De todos os conhecimentos que recebemos com a restauração do Evangelho, certamente o que me traz mais alegria é saber que o amor entre marido e mulher, pais e filhos, é parte essencial do lar em que moraremos com nosso Pai Celestial, se formos fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário