quinta-feira, 2 de julho de 2015

O Caminho Estreito e Apertado

Existem coisas nas escrituras que sempre estiveram lá, mas que leva uma vida inteira para fazer sentido para a gente.  Isso sempre me impressiona! Recentemente eu estava visitando minha irmã em São Paulo em seu novo e lindo apartamento, quando aprendi enfim o significado do caminho estreito e apertado na minha própria vida.  Digo que é o significado que se aplica a mim porque a beleza da palavra de Deus é essa: os seus princípios e símbolos são sempre aplicáveis à nossa circunstância, trazendo aquela esperança que faltava.


Eu costumo começar o dia das crianças lendo as história de Cristo no Novo Testamento.  E nesse dia lemos em Lucas:
"E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu:
Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão."
Lucas 13:23,24
Eu acabo lendo pouca coisa para minha filha porque eu procuro explicar palavra por palavra, ideia por ideia.  E esse ensinamento e Cristo já começa com uma explicação a ser feita: porfiar significa lutar por, insistir em, demonstrando grande dificuldade.  Para minha alegria, no apartamento da minha irmã tinha uma porta daquelas deslizantes e eu pude mostrar para minhas filhas a diferença da porta estreita e da porta apertada.  Elas acharam muito divertido!  Quando eu deslizava a porta e ela ficava grande eu passava fazendo altas palhaçadas, abrindo os braços, fazendo bobeiras.  Já quando a porta ficava estreita, eu tive que me ajeitar para passar pela porta da única maneira que dava.  

Impossível não lembrar das palavras do profeta Néfi no Livro de Mórmon:
"Portanto fazei as coisas que eu vos disse ter visto vosso Senhor e Redentor fazer; porque por esta razão me foram mostradas, para que possais conhecer a porta pela qual deveis entrar. Porque a porta pela qual deveis entrar é o arrependimento e o batismo com água; e recebereis, então, a remissão de vossos pecados pelo fogo e pelo Espírito Santo.
E estareis então no caminho estreito e apertado que conduz à vida eterna; sim, havereis entrado pela porta; havereis procedido segundo os mandamentos do Pai e do Filho; e havereis recebido o Espírito Santo, que dá testemunho do Pai e do Filho em cumprimento da promessa que vos fez de que, se entrásseis pelo caminho, receberíeis."
2 Néfi 31:17-18 
Desde esse dia percebi que essa minha vida cheia de decisões difíceis a ser tomadas diariamente é uma característica de uma vida levada pela senda estreita e apertada.  E embora seja verdade que eu já entrei pela porta faz tempo, o caminho não parece ficar nunca mais fácil.  A gente se fortalece mas as provas também se tornam maiores (mas aviso que as bênçãos também).


Fazer a vontade do Pai nunca foi tarefa simples.   Para o melhor de todos os seus filhos, O Unigênito, a caminhada foi dura.
"Eis que vos dei o meu evangelho e este é o evangelho que vos dei—que vim ao mundo para fazer a vontade de meu Pai, porque meu Pai me enviou.
E meu Pai enviou-me para que eu fosse levantado na cruz; e depois que eu fosse levantado na cruz, pudesse atrair a mim todos os homens, a fim de que, assim como fui levantado pelos homens, assim sejam os homens levantados pelo Pai, para comparecerem perante mim a fim de serem julgados por suas obras, sejam elas boas ou más"
3 Néfi 27:13-14
Pensar nas coisas que o Salvador passou me dá ânimo e me traz a gratidão que me impulsiona.  Sim, eu posso fazer coisas difíceis.  Todos nós podemos, se não tentarmos fazer sozinhos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário