terça-feira, 25 de agosto de 2015

O Dia Deleitoso

Eu me lembro de quando era criança e aprendi os 10 mandamentos.  Eu senti no meu coração o desejo de comprometer-me com eles, mas tinha um que eu não sabia como poderia fazer: santificar o dia do Senhor.   Quando eu conheci a Igreja e os missionários me explicaram que era um dia em que deveríamos evitar trabalhar ou usar o trabalho alheio,  eu fiquei empolgada de enfim ter alguma orientação neste assunto. 

Mas os anos foram se passando e eu fui vendo que era muito mais do que isso.  Eu realmente estava comprometida a não comprar ou usar serviços que não fossem essenciais no domingo, mas eu ainda não compreendia o que era o Dia do Senhor.  E confesso que de um ano pra cá é que eu comecei a questionar o meu sentimento em relação a esse dia especial.

Esse mês fomos convidados pelos profetas a desenvolver uma atitude de reverência no dia do Senhor.  Fizemos algumas mudanças em nossa família para que houvesse mais espiritualidade.  Quando saí de casa, ainda pensando sobre esse assunto, abaixei para ajeitar minha sandália e, para minha surpresa, tinha um louva-a-deus do ladinho do meu pé.

Eu sorri e sussurrei, “Entendi.”

Para começar é bom explicar o que está por trás dessa história.  Desde os tempos de Adão o Senhor exigiu que seus filhos separassem um dia de descanso.   Cristo obedecia essa lei, frequentando a sua sinagoga local no dia de sábado (Lucas 4).  Porém, depois da ressurreição, os seus discípulos passaram a  se reunir no domingo, para honrar a vitória de Cristo sobre a morte (Atos 20).  Assim, deixamos de separar o último dia da nossa semana e passamos e oferecer o primeiro dia, uma lembrança de que Cristo deve estar em primeiro lugar em nossas vidas.


Mas aquele bichinho me trouxe mais uma lembrança: de que o ato de separar um dia para Deus é uma maneira de louvar, ou seja, de demonstrar amor por Ele que nos amou primeiro.  Com essa nova luz, meu dia discorreu de forma diferente do que eu tinha pensado.  Ao orarmos em família no final do dia, o poder que senti foi nítida confirmação de que Ele aprovava as mudanças que fizemos.  Finalmente consegui chamar seu dia deleitoso de todo o meu coração.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário