sexta-feira, 5 de junho de 2015

Opiniões e suas verdades

Um assunto que sempre me interessou é o da verdade.  O que é?   Quando posso estar certa de alguma coisa?  Será que alguém pode chamar algo de certo?  O Senhor disse: "E a verdade é o conhecimento das coisas como são, como foram e como serão" (D&C 93:24).  Apesar de não ser filósofa, penso nessas palavras e gosto da ideia de que fatos são verdades.  

Opiniões, por outro lado, mudam.  Quando eu era adolescente todos usavam óculos escuros pequenos e riam das fotos dos nossos pais e dos acessórios da década de 1980.  Hoje todos os meus amigos tem óculos enormes inspirados justamente neles.  Escolhi este exemplo mas tenho centenas outros para ilustrar como diariamente vivemos "essa metamorfose ambulante" de Raul Seixas.  

Usando o critério revelado por Deus, opiniões jamais poderiam se qualificar como verdades por maiores e mais intensos que sejam os sentimentos que elas suscitam.  Na Bíblia aprendemos a história de Saulo, um judeu que perseguia os seguidores de Jesus Cristo (Atos 8:3).  Após ter uma belíssima experiência pessoal com o próprio Salvador (Atos 9), arrependendo-se de suas opiniões enganadas, ele se tornou o apóstolo Paulo e um dos maiores ícones do Cristianismo.  No Livro de Mórmon também temos um relato de pessoas que mudaram radicalmente de opinião: Alma e os filhos de Mosias.  Na sua juventude, eles consideravam erradas as tradições de seus pais e buscavam destruir a Igreja até que, em resposta a orações de suas famílias, um anjo do Senhor lhes apareceu.    Em Mosias 27 relata-se a história de seu arrependimento e de como desde então buscaram consertar o dano que causaram.

Opiniões, entretanto, podem se disfarçar de verdades porque verdadeiramente são nossas.  Infelizmente muitas vezes justificamos magoar pessoas e chamamos isso de sinceridade.  Mentimos à nossa consciência e damos a nossa falta de amor uma fantasia de virtude.  Nos sentimos confortáveis em fazer comentários ofensivos, em julgar e diminuir nossos familiares e amigos.  Depois que finalmente compreendi, lamento tantas coisas que não posso nem contar.

Podemos escolher proferir apenas palavras amáveis.  Uma boa maneira de começar é guardando nossas opiniões negativas para nós mesmos.  Ficará ainda mais fácil se dermos um segundo passo e evitarmos ter tais opiniões.  Cristo nos ensinou, como registrado em Mateus 12:34-35:

Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.
O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.

É difícil e sempre foi.  Em Tiago 3:2-13, lemos:

Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.


Avaliemos nossas verdades.  São fatos ou opiniões?  E esses fatos merecem ser comunicados?  Qual a utilidade deste assunto?









Nenhum comentário:

Postar um comentário