quinta-feira, 11 de junho de 2015

Menos tolerância e mais amor

Em meio aos acontecimentos noticiados e discutidos na mídia essa semana, decidi dar uma olhada no que os servos de Deus ensinam sobre tolerância.  E encontrei uma citação do Elder Boyd K Packer que me deixou bastante intrigada:

“A palavra tolerância não existe sozinha. Exige um objeto e uma reação para qualificá-la como virtude. (…) A tolerância é frequentemente cobrada, mas raramente retribuída. Cuidado com a palavra tolerância. É uma virtude muito instável.”

Quando um profeta de Deus fala que eu devo tomar cuidado com algo, eu me coloco em alerta.  Então busquei no dicionário o significado da palavra tolerância e a lição que eu aprendi foi muito maior do que eu antecipava.

sf (lat tolerantia1 Qualidade de tolerante. 2 Ato ou efeito de tolerar, de admitir, de aquiescer. 3 Direito que se reconhece aos outros de terem opiniões diferentes ou até diametralmente opostas às nossas. 4 Boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às suas. 5 Disfarce ou dissimulação a respeito de uma coisa proibida. 6 Permissão concedida ao estudante militar para frequentar a cadeira ou disciplina em que foi reprovado. 7 Pequenas diferenças para mais ou para menos, legalmente permitidas no peso ou no título das moedas. Sociol Atitude social de quem reconhece aos outros o direito de manifestar diferenças de conduta e de opinião, mesmo sem aprová-las. T. civil:permissão concedida pelo governo para uso de cultos que não são do Estado. T. eclesiástica: o mesmo que tolerância teológica. T. medicamentosa:aptidão para suportar doses exageradas de uma substância, ou suportá-la por muito tempo. T. política: atitude do governo ou partido político que admite a existência de outros partidos que não concordem com seus princípios. T. religiosa: atitude governamental em que se concede plena liberdade de culto.T. teológica: condescendência em consentir todas as opiniões que não são abertamente contrárias à doutrina da Igreja.

Consultado em 11/06/2015 
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=tolerante


Me surpreendi ao descobrir que ser tolerante na verdade é um espectro que vai do respeito e reconhecimento a um pensamento diverso do seu até o admitir e consentir ao que se opõe a própria convicção.  Não é a toa que perde-se tanto tempo nesse bate-boca de quem é ou não tolerante.  E então, como ficamos nós?

O Elder Dallin H. Oaks usou o exemplo de Cristo como a perfeita ilustração do que é esperado de nós no mundo em que vivemos hoje.

"Nosso Salvador aplicou esse princípio. Ao se deparar com a mulher apanhada em adultério, Jesus proferiu estas consoladoras palavras de tolerância: “Nem eu também te condeno”. Depois, ao despedi-la, ele proferiu estas autoritárias palavras de verdade: “Vai-te, e não peques mais” (João 8:11). Todos nos edificamos e fortalecemos com esse exemplo de tolerância e verdade: bondade na comunicação, mas firmeza na verdade."
Consultado em 11/06/2015 
https://www.lds.org/broadcasts/article/ces-devotionals/2011/01/truth-and-tolerance?lang=por

Compare isso com as atitudes que a maioria de nós tem se engajado.  Se de um lado temos os cristãos que apedrejam, o que é fácil de identificar como um problema, temos um novo grupo igualmente preocupante.  São aqueles que no lugar de Cristo sacariam seu iphone, tirariam uma foto da mulher sendo apedrejada, escreveriam um post cheio de compaixão ou até mesmo revolta e voltariam para casa considerando seu trabalho acabado.  Eles não tem a disposição de fazer o que Cristo fez: em primeiro lugar, defender o oprimido e depois de convidar a mudar sua condição.

Talvez seja por isso que Cristo não nos disse "tolerai-vos uns aos outros".  Porque a tolerância é uma virtude muito mais confortável, que não exige um posicionamento que nos coloque em apuros de qualquer natureza.  Quando Ele nos pede que amemos uns aos outros, Ele nos convida a fazer algo por aquele que sofre.

Ao invés de tolerar nossos familiares, amigos e vizinhos de outras convicções, nós precisamos amá-los.  Aquela sua parente de outra religião deve ter certeza que você cristão pode cuidar de seu filho pequeno quando ela precisar.  Aqueles seus vizinhos gays precisam saber que podem contar com você para aquele açúcar que faltar.  E principalmente, não devemos nunca nos calar diante da injustiça e dos maus tratos contra qualquer semelhante.

Com tudo isso, para ser amor de verdade, não basta acudir.  É preciso se posicionar e fazer conhecido nosso apreço pela crença no Cristo Vivo.  Todas as pessoas que nos conhecem precisam igualmente saber que nossas boas obras e capacidade de servir derivam de uma profunda devoção pelo nosso Deus e autor de nossa felicidade.  Eles precisam saber a fonte desse amor que norteia nossas ações.

Por isso eu digo: menos tolerância e mais amor.  Tolerância não ajuda ninguém.  Amor, ao contrário, consola o coração sofrido e convida a vir a Cristo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário