segunda-feira, 5 de setembro de 2016

O Vestido

Recentemente perdi uma pessoa muito querida e especial na minha vida. Não era ninguém da minha família, mas sentia como se fosse: minha professora da primária e seminário. Tenho 37 anos e ainda tenho esse apreço de chamá- la de minha professora. Tive muitas experiências espirituais com ela quando era criança e adolescente. Ela realmente tocou a minha vida! Acredito que tomei a decisão de ser professora por causa dela...




A recordação mais especial que tenho foi quando no momento que mais precisei e ela estava ao meu lado. Eu tinha 10 anos quando perdi meu irmão de 5 anos em um acidente de carro e, como membro novo, eu precisava de ajuda assim como os meus pais. Cecília era o seu nome e quando ela soube do ocorrido estava pronta a estar do meu lado. Eu estava tão triste e destruída por dentro que não tinha forças pra agir. Eu era uma criança! Como foi difícil! Sem esperar, ela veio nos visitar e com seu doce olhar disse palavras confortadoras pra mim e minha família. O que mais me tocou foi que ela chegou com uma caixa grande dizendo:

-- Andréa, eu trouxe um presente pra você e estou muito feliz por ser sua professora da primária. Eu amo você!
Quando eu abri a caixa era um vestido! Que lindo vestido! Ele era rosa cintilante com mangas grandes e uma rosa pendurada. Naquele momento pra mim era o vestido mais lindo do mundo! A minha dor naquele momento tinha passado.

Eu já amava aquele vestido porque além de muito bonito era o que a sua filha Fernanda usava nos momentos mais especiais na igreja. Eu a achava linda naquele vestido... No meu momento de dor e desespero ela doou aquele vestido pra mim porque sabia que eu precisava mais do que ela. Eu e Fernanda somos amigas até hoje! Mesmo morando em outro país a nossa amizade sempre foi verdadeira e baseada nos ensinamentos de Cristo.
No velório da minha querida professora eu chorei como nunca. Não por ela ter partido, mas por tudo que lembrei dela na minha infância. Tão amorosa e dedicada a todos, ela conseguia trasmitir em seus atos o que o Salvador queria: "Amai -vos uns aos outros como eu vos amo".
De todos os presentes que já ganhei, o mais bonito foi aquele vestido dado com amor e carinho pra uma criança que precisava tanto. Obrigada por tudo, Cecília! Principalmente por ter ensinado a caridade como o puro amor de Cristo. Andréa Santos Estaca Andaraí, Rio de Janeiro, Brasil

12 comentários:

  1. Obrigado Andréia. Lindo demais! A mamãe foi a mulher mais caridosa que conheci. Ela se preocupava com todas as pessoas, todos os membros da igreja e até com os mendigos de rua. Muitas vezes ela trouxe mendigos até em casa para almoçar, tomar banho, etc... Ela acordava cada bêbado de rua para perguntar se ele estava bem e se precisava de algo. Eu dizia a ela, "mãe é um bêbado, não fala com ele" e ela dizia, "Os bêbados também são filhos de Deus e como é que vc sabe que ele é bêbado? E se for alguém que passou mal e caiu na rua"? Um outro costume de minha mãe era o de ser aspiradora de rua. Ela caminhava nas calçadas e ruas pegando no chão tudo que era perigoso ou que precisava ser jogado fora. Isso na época me irritava muito porque ela limpava a sujeira de outras pessoas. No entanto pelo seu exemplo eu aprendi a fazer coisas que jamais aprenderia sem ela. Uns meses antes de receber meu chamado do templo eu frequentava o Rec Center de Provo, um clube da cidade. Quando eu usava o banheiro e via algo sujo ou papel higiênico no chão, eu limpava mesmo sem a sujeira ser minha. Eu me irritava comigo mesma e nem entendia porque eu fazia aquilo, mas era como um impulso, uma obrigação em respeito a vida, as criações de Deus e em respeito ao que mamãe me ensinou. Uma vez o Presidente Helvécio me disse que a mamãe foi a mulher mais fiel a igreja que ele conheceu. Isso me deixou tão feliz. A mamãe era um anjo. Devo a Deus uma vida perfeita em honra a mãe que Ele me deu nesta terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cláudia por suas palavras!
      Sou grata por tantos ensinamentos que tive com a minha querida professora.
      Acredito que todos que puderem conhecer um pouco dela tem algo pra dizer.
      Sempre coisas boas e especiais❤
      Ela ajudou muito a minha família e sou eternamente grata por isso!
      Ao ouvir vocês só tenho a agradecer ao Pai Celestial!
      Vocês são a continuidade dela e são especiais pra mim também.
      Muito obrigada pelo carinho❤

      Excluir
    2. Obrigado. Você é um amor! Fiquei feliz de saber que minha prima Simone é da tua ala. Abraços!

      Excluir
    3. Obrigada, irmã Claudia por compartilhar mais sobre sua mãe. Não a conheci, mas a história da Andrea me tocou muito. A ideia desse blog é que toda segunda a gente tenha uma história inspiradora para compartilhar, todas de amigos que conheço. Você pode se inscrever pelo site para receber no seu e-mail cada publicação. Pode também submeter uma história mandando para o meu e-mail lucianapaulino@gmail.com

      Excluir
  2. Eu sou de origem judaica, como a maioria deve saber, mas "a D. Maria Cecília " ,assim a chamava, me ensinou muito. Morava na mesma vila, e algo que não posso me esquecer , talvez pelo fato de não ter em minha família algo tão significante, foi a reunião familiar( acho q é assim q se chama). Achava fantástico todos reunidos em prol do crescimento familiar - não de uma pessoa, mas da família! E isso valerá para sempre! Tantos anos afastada fisicamente deste casal que me fez conhecer o mundo,ainda criança, com outros olhos que os seus ensinamentos serão eternos!

    Daniele Salomão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que belas palavras, Daniele! Obrigada por compartilhar seus sentimentos. Nesse blog a ideia é toda semana compartilhar uma história de fé de alguém. Você pode se inscrever o seu e-mail para receber toda semana. Você pode inclusive mandar uma sua para o e-mail lucianapaulino@gmail.com.

      Excluir
  3. Eu sou de origem judaica, como a maioria deve saber, mas "a D. Maria Cecília " ,assim a chamava, me ensinou muito. Morava na mesma vila, e algo que não posso me esquecer , talvez pelo fato de não ter em minha família algo tão significante, foi a reunião familiar( acho q é assim q se chama). Achava fantástico todos reunidos em prol do crescimento familiar - não de uma pessoa, mas da família! E isso valerá para sempre! Tantos anos afastada fisicamente deste casal que me fez conhecer o mundo,ainda criança, com outros olhos que os seus ensinamentos serão eternos!

    Daniele Salomão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele que lindas palavras!
      Realmente são ensinamentos eternos.

      Excluir
  4. Obrigado por suas palavras Daniele. As reuniões familiares nos uniram muito como família. Obrigado pela lrmbrança!

    ResponderExcluir
  5. Convivo com minhas professoras da Primária até hoje. Lembranças constantes surgem em minha mente quando tenho tonar decisões em minha vida. Os exemplos que elas me deram perdurarão por toda a minha vida. Amo demais a Primária, até hoje no intervalo vou a Primária e vejo as crianças( aproveito para comer o lanche delas..hehehehe) e lembro do meu tempo naquela organização. Os frutos do Evangelho são eternos e a felicidade é sentida em cada momento que vivemos nele.

    Que bom poder ler relatos tão inspiradores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário, Diego! A meta é toda segunda-feira ter um relato diferente para compartilhar. Inscreva-se para receber os artigos no seu e-mail toda semana! Um abraço!

      Excluir
    2. Ah, se quiser mandar uma história sua, é só mandar para lucianapaulino@gmail.com que a gente publica!

      Excluir