terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Por amor

Esse sábado eu fui para a festinha de uma amiguinha da minha filha mais velha.  E no papo das mães, todas amigas, sempre surgia as férias escolares e todo o cansaço que elas representam para quem tem criança pequena.  E depois de alguma conversa eu e uma amiga rimos pensando em como ser mãe é tão difícil e mesmo assim é o que a gente mais recomenda para qualquer pessoa que perguntar.  Como explicar que os causadores dos nossos problemas são a nossa maior fonte de alegria?

É um daqueles mistérios que eu demorei muito para entender.  Durante esse ano, que de diversas maneiras foi o mais difícil da minha vida, eu me lembrava da minha vó Dorinha sentada no sofá da sala lamentando algumas decisões dos meus tios.  Ela sempre repetia variações dessa mesma frase "eu dei conselho, mas quem não aprende pelo amor aprende pela dor".  Ouvindo aquilo que ela dizia me parecia claro que o caminho mais fácil era ser obediente, ouvir os mais velhos, e que agindo assim eu seria poupada dos problemas.  Como eu estava enganada!

Olhando para trás, eu vejo que tirando um ou outro momento de crise, eu sempre procurei ser uma menina obediente e que ouvia meus pais e outras pessoas de confiança.  Normalmente, o que me era pedido era o mais difícil, o que me levou a testar meus limites.  Muitas vezes esse limite chegou antes da minha capacidade de superá-lo.  Quebrei muito a cara e me questionei.   Ouvi alguns conselhos errados e não consegui aplicar alguns dos certos porque estava tentando seguir muitos conselhos ao mesmo tempo.

Por esse motivo, ao longo de tudo o que precisei viver este ano, em muitos momentos eu sentia como se fossem minhas as palavras do pregador:


"Os olhos do sábio estão na sua cabeça, mas o tolo anda em trevas; também então entendi eu que ao mesmo lhes sucede a todos.
 Pelo que eu disse no meu coração: Como acontece ao tolo, assim me sucederá a mim; por que, pois, busquei eu mais a sabedoria? Então disse no meu coração que também isso era vaidade. Porque nunca haverá mais lembrança do sábio do que do tolo; porquanto de tudo quanto agora há, nos dias futuros total esquecimento haverá. E como amorre o sábio? Assim como o tolo.Pelo que odiei esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me parece penosa; porque tudo é vaidade e aflição de espírito."Eclesiastes 2:14-17
Tenho certeza que esse é um aprendizado que todo bonzinho vai ter na vida se for sua pretensão continuar bonzinho.  Os que não compreendem eventualmente se cansam e outros ainda nem tentam.  Porque o bem se faz por amor e isso, para meu desapontamento, nunca foi isento da dor.  Nos dias em que o desânimo parece ser maior do que eu, frequentemente vem a minha cabeça as palavras de Paulo:


"Porque, se alguém supõe ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não em outrem.
 Porque cada qual alevará a sua própria carga.
 Não aerreis: Deus não se deixa bescarnecer; porque tudo o que o homem csemear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
 E não nos acansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido."
Gálatas 6:3-5;7-9
Esses dias, cuidando das minhas plantinhas e ponderando discursos e escrituras que eu vi, entendi que é muito apropriado falar em plantio e colheita quando tratamos dos desafios da nossa família, profissão e de todos as outras coisas dignas que ocupam a nossa vida.  Porque assim como ninguém planta em um dia e colhe no outro, qualquer coisa que valha a pena requer do nosso tempo e do nosso esforço paciente.  Só se preocupa e se ocupa de ervas daninhas, pragas, predadores, adubação quem está a espera de uma colheita de algo bom.  

Essa é uma lição que quem nunca plantar nunca vai saber.  As durezas da vida daquele que semeia e cuida para ver a colheita vem acompanhada de muitos prazeres delicados, pequenos momentos que fazem tudo valer a pena.  Porque a vida vai ser difícil para todo mundo, seja você legal ou não!  Mas se escolher fazer valer a pena, esses momentos de aflição vão se alternar com momentos de deliciosa satisfação.

Na vida de mãe, essa satisfação vem de preciosos momentos com beijos, abraços, sorrisos, declarações de amor e gratidão.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário